sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A História da Polícia Militar (PM) do Exército Brasileiro

Texto de Geraldo Ramires e Marcos Renault.


Em meados de 1944 o contingente brasileiro se preparava para embarcar rumo à Itália para participar do esforço aliado contra as forças nazi-fascistas na Segunda Guerra Mundial.


Naquele momento tornou-se imperativa a organização um pelotão de polícia nos moldes daquela já existente nas tropas americanas visando garantir a ordem e prestar serviços de segurança.


Military Police Americana.


Como o Exército Brasileiro da época não era dotado de pessoal preparado para exercer tais atividades, solicitou-se á Guarda Civil de São Paulo, com larga experiência em serviços policiais e no controle de tráfego, o contingente inicial de 70 homens. Sua estrutura organizacional seguiu então o modelo Americano do pelotão MILITARY POLICE.

Foi sem dúvida uma das unidades da Força Expedicionária Brasileira mais bem preparadas. Com seu uniforme diferenciado, a força recebeu do Exército Brasileiro o treinamento militar complementar e em pouco tempo distinguiu-se das demais unidades.
Ilustração de como era o uniforme da Policia Militar da FEB

Suas atribuições: controlar o fluxo de veículos, conduzir autoridades, fazer investigações e policiamento e ainda orientar a tropa em seus deslocamentos no teatro de guerra.

A FEB recebeu motocicletas Harley Davidson para patrulhamentos.

Como o idioma predominante entre os aliados era o inglês, para exercer suas atividades em conjunto com o Exército Americano, os integrantes da Polícia Militar brasileira ostentavam uma braçadeira com as letras MP (MILITARY POLICE: Policia Militar) e dois pins (pouco menores do que um broche) de duas “garruchinhas” na gola do uniforme. No capacete a bandeira do Brasil com as letras MP e uma faixa vermelha com os distintivos da FEB e do 5º Exército Norte Americano, ao qual o Brasil foi incorporado.

Braçadeira da Military Police

Pin ou broche usado

Pin ou broche usado

Capacete da MP Brasileira com o simbolo do 5º Exercito Americano e bandeira Brasileira. Foto de Ivan Luís.

Capacete da MP Brasileira com a bandeira Brasileira. Foto de Ivan Luís.

A unidade teve algumas baixas, uma delas extremamente dolorosa: Um praça brasileiro MP que estava de serviço na Ponte Veturinna, em 10 de fevereiro de 1945, deu voz de prisão a um soldado norte americano que, embriagado, não quis seguir as suas ordens. O praça brasileiro foi morto a tiros pelo norte americano que posteriormente foi preso e entregue a sua respectiva unidade para ser julgado. Foi condenado pela Corte Marcial e fuzilado.

Terminada a guerra a MILITARY POLICE transformou-se na atual PE - POLÍCIA DO EXÉRCITO, unidade de elite do EXÉRCITO BRASILEIRO.

Foto atual PE (Policia do Exército) Fonte: chicomiranda.wordpress.com/tag/chico-miranda

Jeep Geraldo Ramires. Foto Sergio Carneiro.

Geraldo Ramires e esposa, Cida Ramires, com o jeep e as roupas em homenagem a FEB. 

Membro do Regimento Inconfidentes, Geraldo Ramires mantém viva a participação dos
“Military Police” brasileiros na II Guerra Mundial. Caracterizou seu jipe e usa o uniforme histórico dos brasileiros que deram início á Polícia do Exército Brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário