terça-feira, 20 de agosto de 2013

Olive drab, verde oliva...qual a cor certa para viaturas históricas?

Texto escrito por Geraldo Ramires, dono do Jeep “Cidinha”, componente do Regimento Inconfidentes.


A maior preocupação para quem está terminando uma restauração ou para repintar uma viatura militar está relacionada com a cor certa.

Quando da fabricação dos jipes, a Willys e a Ford, escolheram  uma cor denominada "olive drab", conhecida no Brasil como verde oliva.

Outras cores foram a cor de terra (khaki) para uso no deserto e a cinza para a marinha.


Sua característica principal:
  •  Fosca, sem brilho: tinha a finalidade de evitar reflexos para que o veículo não fosse localizado pela aviação inimiga.

Para uma boa restauração, deve-se pesquisar a cor certa buscando êxito no acabamento final, que é a parte mais importante.

Quando fui pintar o meu jipe, tentei comprar a tinta original nos EUA e não consegui importar. Isso ocorreu porque é proibido o transporte internacional de produtos inflamáveis.

Na época tinha recebido lanternas para jeep , do Peter Debella, tradicional fornecedor de peças para jipes nos EUA.  Eles vieram pintados com a cor original do período da guerra.

Fui informado que em Belo Horizonte havia uma empresa que fabricava tintas sob encomenda. Levei a lanterna de amostra e desenvolveram uma ótima tinta com a qual pintei o meu jipe.

O nome da empresa é "Tigrão Tintas”. Fica na Avenida Silviano Brandão, numero 2200, telefone (31)3482-0001.

A cor da tinta que desenvolveram para o meu jipe tem as seguintes referencias: Verde exército tigrão.tinta pu.código jd o8/204.

A fórmula está arquivada no computador deles.

Sugiro acessar o site da empresa americana surplusjeep.com/trspaint.htm onde se pode ver uma tabela com as cores e os anos das pinturas oficiais.

Abaixo o jeep do Geraldo, resultado final de muita pesquisa, trabalho e esforço! Em breve vamos publicar a história dessa querida viatura militar. 
Foto de Sergio Carneiro Correa

Foto de Anita Lacerda


3 comentários:

  1. Boa noite!!!! Fiquei muito interessado pela cor do jeep do Geraldo que foi desenvolvida por voces a refrencia dela é (verde exercito tigrão tinta Pu. codigo jd 08_204 voces ainda conseguem fazer esta tinta? meu nome é Moacir Telf 33 3261 2079 Obrigado

    ResponderExcluir